GRIPP. É mais seguro.

NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO DE SEGUROS

Chegou a hora de renovar o seguro do carro? Veja 5 dicas de especialistas

06/06/2018 - Fonte: Economia UOL

O seguro do carro está prestes a vencer e você precisa fazer a renovação. É melhor esperar o corretor ligar ou fazer uma pesquisa prévia? Mudar de seguradora pode ser interessante?

Especialistas consultados pelo UOL respondem a essas e outras dúvidas sobre o assunto.

  • 1) Qual o melhor momento para renovar o seguro do carro?

O motorista não deve esperar ser contatado pelo corretor. "Muitos corretores fazem a renovação em cima da hora para que a pessoa não tenha tempo de buscar outras opções", diz João Cardoso, CEO da corretora online TaCerto.com.

O ideal, diz, é procurar o corretor duas semanas antes do vencimento, tempo necessário para que o profissional faça uma pesquisa no mercado. "O prazo não deve ser muito maior do que esse, porque o preço do seguro pode mudar."

A pior atitude é esperar a apólice vencer, porque um só dia sem cobertura pode representar um grande gasto em caso de sinistro.

  • 2) Sou cliente da mesma seguradora há anos. É melhor renovar com ela ou compensa trocar?

Quem é cliente da mesma seguradora há muito tempo pode ter vantagens na hora da renovação. Mas o que influencia mesmo o preço do seguro é o gasto que a companhia teve, no ano que passou, com aquele modelo de carro. 

Optar pela concorrente pode significar pagar menos. "A companhia pode ter registrado muitos sinistros para aquele modelo e isso pode não ter acontecido em outra empresa", diz Carlos Candido, dono de uma franquia da corretora Seguralta.

Ao trocar de seguradora, o bônus que o consumidor possui na seguradora atual é transferido automaticamente para a nova. O bônus é o desconto concedido na renovação, que aumenta caso não haja sinistro na  apólice anterior.

  • 3) É interessante fazer uma pesquisa prévia no mercado ou deixo isso na mão do corretor?

Para João Cardoso, da TaCerto.com, porém, ninguém deve comprar ou renovar um seguro sem fazer comparações e pesquisas prévias.

"A compra de um seguro é muito semelhante à de uma passagem aérea. Um mesmo bilhete tem preços diferentes dependendo da agência em que a compra é feita, porque quem vende cobra uma comissão. O mesmo vale para o seguro", diz.

Ele aconselha que o consumidor ligue para outros corretores e compare propostas. Outra opção é fazer cotações pela internet, em seguradoras online.

  • 4) Que informações devo passar para a seguradora na hora da renovação?

Quando contrata o seguro de um carro, o motorista responde a um questionário, que serve para que a seguradora avalie o risco que ele representa de acordo com características pessoais (como sexo, idade etc.) e do veículo (modelo, taxa média de roubos etc.).

"Quando da renovação, o corretor precisa saber se algo mudou e, em caso positivo, fazer a alteração", diz Carlos Candido, da Seguralta.

Se o filho de 18 anos começou a usar o carro, por exemplo, isso precisa ficar claro, mesmo que acabe encarecendo o seguro (por representar um risco maior). "Se a seguradora identificar que houve omissão de informação, pode se negar a pagar indenização em caso de sinistro", alerta.

  • 5) O que posso fazer para pagar menos pelo seguro?

Algumas empresas podem fazer ações promocionais na época da renovação, o que pode representar bons descontos.

É interessante, ainda, verificar se os benefícios extras oferecidos pela empresa (chaveiro 24 horas, assistência para animais de estimação etc.) têm impacto significativo no preço final, e, em caso positivo, avaliar se podem ser descartados.

"O corretor também pode mexer na sua própria comissão, caso o motorista tenha um relacionamento de longo prazo com ele", diz João Cardoso, da TaCerto.com.

Compartilhe
 VER MAIS NOTÍCIAS

POR QUE ESCOLHER A GRIPP?

Atuamos em todo Brasil, oferecendo as melhores coberturas do mercado para você.

Desenvolvemos todo o trabalho de gestão, acompanhando cada sinistro até o pagamento do capital assegurado.

Dispomos dos produtos que mais se encaixam às necessidades de nossos clientes.

Estamos 24h à disposição para um atendimento rápido e personalizado, onde você estiver.